Partilhe nas Redes Sociais
Nos anos 90, o governo chinês decidiu que Xangai seria a Nova Iorque da Ásia. Foi o que aconteceu. É o mais importante centro financeiro da região e a mais cosmopolita e moderna de todas as cidades na China.
A linha de arranha-céus é impactante e a oferta cultural, social e gastronómica está ao mesmo nível, pelo que as oportunidades para grandes (ou pequenos) negócios florescem. A cidade procura diversificar o quadro económico, apostando nos serviços e na tecnologia, e criou um conjunto de apoios que permitem a qualquer investidor numa start-up ali sediada recuperar os investimentos até três milhões de yuans, ou 460 mil dólares.
A China é responsável por um terço do crescimento global. Segundo o último relatório do FMI, que data de 26 de julho de 2018, a população chinesa alcançou já o estatuto de classe média-alta.
Após alguma pressão sobre o sistema financeiro, o governo impôs regras mais escrupulosas de acesso aos empréstimos. Por isso, hoje os principais riscos prendem-se com eventuais fricções internacionais, sobretudo com os Estados Unidos, que poderão gerar instabilidade em toda a economia mundial.
De qualquer forma, a China não é apenas o maior exportador mundial, nem o segundo maior importador. Tem uma das mais amplas reservas monetárias que poderá usar para reduzir riscos de volatilidade, se assim for necessário.
As feiras de negócios são um local privilegiado para conseguir entrar num determinado mercado, sobretudo com as características e o potencial de importância do chinês. Anualmente, a China recebe inúmeras feiras na maioria das grandes cidades, mas é em Xangai que se concentram as principais e onde terá maiores probabilidades de encontrar clientes, fornecedores ou investidores para o seu negócio.
O voo demora, na melhor das hipóteses, 18h15, com uma escala no Dubai. É um conforto saber que vamos viajar na Emirates, com todas as comodidades a bordo: cabines isoladas ou cadeiras totalmente reclináveis, caviar e champagne D. Perignon servidos em Primeira Classe, bolsas da Bvlgari oferecidas em Classe Executiva e em ambas um serviço de cozinha gourmet com opções a la carte sempre que lhe apetecer.
Mesmo os passageiros de classe económica podem desfrutar de um entretenimento premium, com ecrãs individuais, milhares de filmes, séries de televisão, notícias, músicas e jogos. E a melhor parte, televisão em direto e wi-fi.
Antes de chegar ao destino nada como um Shower Spa, um duche refrescante com produtos orgânicos exclusivos VOYA para o deixar completamente revigorado e cheio de energia para continuar o dia e causar a melhor impressão à chegada. O serviço está disponível na maioria dos Airbus A380 da Emirates para passageiros de Primeira Classe.
Não terá dificuldade em encontrar um oásis nesta cidade que tem grandes cadeias de hotéis – a um preço bem mais acessível se comparado com as maiores capitais mundiais.
Xangai tem o maior sistema de metro do mundo, que se estende ao longo de 588 km de túneis e 364 estações, pelo que será a forma ideal de se deslocar dentro da cidade. Antes de ser o centro financeiro de hoje, Xangai era o principal porto da Ásia no início do século passado. O ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente, algo que permanece muito evidente no velho Bund, o antigo cais comercial situado junto ao rio Huangpu.
Passeie ao longo do rio e admire os 52 edifícios de diferentes estilos arquitetónicos. Mais recentemente o Bund, ou Waitang em chinês, ganhou uma nova atração: a linha de arranha-céus de Pudong, mesmo em frente. Sobretudo à noite, quando estão iluminados. Para isso o hotel Hyatt oferece um bar no último piso, The Vue, com uma localização privilegiada.
Imperdível também é o Templo do Buda de Jade (Yufo si), para ter um vislumbre da velha China. Fundado em 1882, atrai mais turistas do que seria desejável. O mais impressionante dos dois budas, o Buda Sentado, tem 2 metros de altura, pesa 205 kg e está decorado com pedras semi-preciosas. A outra estátua, o Buda Reclinado tem cerca de um metro de largura.
Dois antigos bairros reconvertidos, onde antigamente estava a concessão francesa da cidade. Becos e ruelas muito bem cuidados, sem trânsito e com lanternas chinesas penduradas nas casas. Perfeito para passear e fazer compras numa das muitas lojas de moda e design. Pode ser visitado com uma excursão guiada, via Emirates.
Embaixada da República Popular da China em Portugal
Rua do Pau de Bandeira, 11-13 1200-756 Lisboa
T: +351 213 928 430
chinaemb_pt@mfa.gov.cn
Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa
Av. da Liberdade, 227, 3º, 1250-142 Lisboa
T: +351 217 934 284
geral@ccilc.pt
www.ccilc.pt
Embaixada de Portugal em Pequim
8 San Li Tun Dong Wu Jie, Beijing 100600
T: +86 10 653 23220/42
pequim@mne.pt
portugueseembassybeijing.com
Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa em Macau
Alameda Dr. Carlos d’Assumpção, 263, Edif. China Civil Plaza, 20º, NAPE
T: +853 2872 7362
ccilcmo@macau.ctm.net
AICEP Portugal Global no Consulado Geral de Portugal em Xangai
16th fl., Crystal Century Tw., 567 - Wei Hai Road, Xangai 200041
T: +86 21 628 86767
aicep.xangai@portugalglobal.pt
Trade & Investment Commissioner: Mário Quina
Delegation of the European Union to China, Xangai
U.2204, Shui On Plaza, 333 Huai Hai Zhong Road, Xangai 200021
T: +86 21 6385 2023
xangai@europeanchamber.com.cn
www.europeanchamber.com.cn