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Há vários anos que Singapura é considerado um dos melhores lugares do mundo para fazer negócios, graças a um quadro legal aberto e propício ao exercício e desenvolvimento das atividades económicas.
No cruzamento de rotas de comércio internacional, esta cidade-estado do Sudeste Asiático tornou-se um entreposto comercial estratégico ainda sob o domínio britânico. Só depois da sua independência, em 1965, e em particular a partir dos anos 1970, é que o país seguiu uma política de captação de investimento estrangeiro, diferenciando-se com base na segurança jurídica e social, na estabilidade política e eficiência da Administração Pública, na quase ausência de corrupção e em elevados níveis de educação e proteção ambiental, a par de uma excelente rede de comunicações e de um sistema fiscal muito atrativo.
Além de uma economia altamente industrializada e da importância do porto de Singapura na redistribuição de mercadorias por toda a Ásia, bem como da área das refinarias petrolíferas (entre as maiores do mundo), o país é, hoje, uma potência financeira e bancária, onde operam mais de 200 bancos, fundos e empresas de serviços de consultoria, de assessoria e de mediação orientados para os mercados externos. Com um baixo regime tributário, um governo estável e uma população altamente qualificada e abastada, Singapura tem uma economia eficiente, aberta e que trabalha para manter a sua competitividade como centro regional de negócios globais, atraindo as empresas estrangeiras sobretudo pela sua baixa taxa de impostos sobre estas entidades, que é de 17%, além de diversos incentivos fiscais.
De salientar que Singapura ocupa o segundo lugar do ranking do Doing Business 2018, metodologia proposta pelo Banco Mundial para analisar, classificar e comparar o quadro regulamentar aplicável às empresas, e o seu cumprimento, em 190 economias e cidades selecionadas, pelo grau de facilidade para abrir empresas e fazer negócios, ficando também em segundo na Cities of Opportunity da PwC, que classifica as cidades em termos de oportunidades económicas.
Várias vezes considerada a Melhor Cidade de Convenções da Ásia pela International Congress and Convention Association (ICCA), Singapura é líder mundial em eventos de negócios. A principal agência governamental para o setor de eventos de negócios, o Singapore Exhibition & Convention BureauTM (SECB), esforça-se por manter a excecional reputação da cidade como um dos melhores destinos de eventos de negócios do mundo, oferecendo uma multiplicidade de instalações de altíssima qualidade, tecnológicas e sustentáveis, a par de uma rede de transportes altamente eficiente.
Com dois voos diários de e para Lisboa, a Emirates oferece aos passageiros em Portugal mais opções e flexibilidade para planearem as suas viagens para toda a sua rede de destinos a nível global, além de uma experiência de voo diferente.
No caso de um voo de longa duração como Singapura (servido por 27 voos semanais), viajar em Primeira Classe à partida de Portugal (destino a partir do qual a maioria das companhias de aviação apenas oferece voos em classe económica e executiva) é um privilégio.
A Emirates lançou dois canais de comida e vinho para oferecer aos passageiros uma perceção de como são desenvolvidos os menus e de como trabalha com os seus parceiros globais. Estes podem ser vistos em todos os voos ou no canal Youtube oficial da Emirates
Estamos a falar de um serviço que inclui motorista gratuito (disponível também para passageiros de Classe Executiva), suites privativas com portas de correr, minibar pessoal, vários tipos de iluminação, guarda-roupa e até um tocador com espelho ao estilo de um camarim de Hollywood. Aqui os assentos convertem-se mesmo em cama, com direito a colchão e lençóis.
A Emirates recuperou o glamour de voar, uma das suas imagens de marca, copiada por muitas companhias tradicionais que, com a democratização das viagens, tinham esquecido esse lado mais sofisticado. As refeições, do pequeno-almoço, com sumos naturais preparados na hora, ao almoço ou jantar, compostos por sete pratos, condizem com o luxo asiático que se vive na companhia do Dubai, combinadas com uma extensa carta de bebidas de cortesia, com os melhores vinhos, champanhes e vinhos do Porto.
Este serviço personalizado estende-se à Classe Executiva, na qual, os assentos do Boeing 777-300 e do A380 também reclinam até formar uma cama. Há bons motivos para o ICE, o programa de inflight entertainment da Emirates, ser classificado como o melhor do mundo pelo 14º ano consecutivo nos Skytrax World Airline Awards, considerados o benchmark da excelência na aviação. São mais de 3500 canais com os melhores e mais recentes filmes e programas de TV, on demand, e em diversas línguas, dezenas de jogos e centenas de horas de música de todo o mundo. Com o ICE, as cerca de 17 horas de voo, entre Lisboa e Singapura (com escala no Dubai), passam muito depressa.
Singapura é a cidade mais cara do mundo. Quem o diz é o Worldwide Cost of Living, um estudo anual da The Economist Intelligence Unit sobre a qualidade de vida em centenas de cidades mundiais. Este é o quinto ano consecutivo em que a capital de Singapura ocupa o primeiro lugar das cidades mais caras do mundo, um fator a levar em consideração quando marcar hotéis e fizer reservas em restaurantes.
Do Sofitel City Center ao Swissotel the Stamford, o mais alto edifício do Sudeste Asiático, projetado pelo arquiteto I. M. Pei, há inúmeras opções no Central Business District (CBD), onde se concentram as principais empresas e onde provavelmente terá reuniões.
Em Singapura, a comida é um assunto levado muito a sério. É um dos principais temas de conversa (uma dica a anotar) e uma paixão de todos os locais e expatriados a viver na cidade. É garantido que a experiência à mesa vai ser sempre boa, mesmo em almoços e jantares de negócios – até porque a cidade está recheada de ótimos restaurantes, e cozinhas muito variadas.
Mesmo que não seja um adepto de street food, em Singapura vai ter de abrir uma exceção porque aqui as bancas de comida de rua fazem parte do ADN da cidade. E a qualidade da comida é tão boa que algumas bancas (o Hong Kong Soya Sauce Chicken Rice e o Noodle and Hill Street Tai Hwa Pork Noodle) têm mesmo uma estrela Michelin – a preços nunca vistos!...
Espelho do multiculturalismo que aqui se vive, é comum ver pessoas a partilhar refeições, seja um satay (espetada malaia), um biryani indiano ou omeletes de ostras chinesas. Há cerca de 100 hawker center (food courts) espalhados pela cidade, mas o Maxwell Food Center, o Chinatown Complex Food Center e o Lau Pa Sat estão entre os melhores para visitar. Este último, no coração da CBD, existe desde o século XIX e está cheio de gente do mundo dos negócios à hora do almoço e moradores de Singapura e turistas à noite.
Singapura tem muito mais para oferecer do que um efervescente centro financeiro. Se tiver algum tempo livre, saia do hotel e aproveite para conhecer o máximo possível. É muito fácil andar a pé, tudo está assinalado e os transportes públicos são impecáveis.
Em matéria de museus, o National Gallery é um marco obrigatório, com a maior coleção pública de arte moderna do Sudeste Asiático. Por sua vez, o National Museum of Singapore e o Peranakan Museum são essenciais para perceber melhor a história e o espírito multicultural deste território.
Neste bairro colorido e inebriante poderá sentir a vibração do passado e visitar os templos budistas, hindus e chineses, como os impressionantes Sri Mariamman e Buddha Tooth Relic.
Uma perdição consumista com lojas de todas as marcas mundiais de moda e acessórios. Para compras mais acessíveis, há a Bugis Street, um grande mercado de rua com roupas, sapatos, acessórios e lojas vintage, ou o bairro de Holland Village, com as suas galerias de arte, estúdios de artistas, garrafeiras e restaurantes cool.
Embaixada de Portugal em Singapura
3, Killiney Road, Winsland House I #05-08, Singapore 239519
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